Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Contratações por projetos: conheça a modalidade que não para de crescer

O mercado profissional está sempre se reinventando. Há uma modalidade de contratação que segue em alta nos últimos anos: a contratação para projetos especializados por período determinado.

Se no passado esse tipo de contratação acontecia maciçamente na linha de frente do varejo e em datas comemorativas (Natal, Páscoa etc.), hoje o cenário é outro. Cada vez mais aparecem vagas contemplando profissionais qualificados (mais de 25 anos e com formação superior) e cargos de liderança.

Uma boa notícia para as empresas e para a mão de obra, que passam a ter mais uma oportunidade à disposição.

De 2020 para 2021, observamos um aumento de 30% nesse tipo de acordo. Em 2022, essa tendência deve se manter ou aumentar, em função da retomada da economia.

O fato de haver uma data previamente definida para começar e terminar o trabalho é ideal para atender situações específicas como o lançamento de uma nova linha de negócios, um momento de fusão ou aquisição ou, ainda, um problema interno que exige uma abordagem especializada. E, por isso mesmo, em tempos de tantos desafios e mudanças, essa modalidade de contratação não para de crescer.

CRESCIMENTO DO TRABALHO TEMPORÁRIO ENTRE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

CONTAR COM UM PROFISSIONAL MAIS SÊNIOR PONTUALMENTE TRAZ UMA SÉRIE DE VANTAGENS PARA AS EMPRESAS.

Por um lado, elas conseguem incrementar o quadro funcional sem onerar a folha de pagamento no médio ou longo prazo. Esse é um fator estratégico, sobretudo mediante adversidades como uma crise econômica ou a própria pandemia.

Por outro, podem contratar alguém que não precisa ser preparado ou acompanhado de perto, pois se trata de um profissional que já possui experiência, autonomia e uma rede de relacionamentos valiosa com o mercado.

Os profissionais que atuam em projetos temporários também enxergam ganhos interessantes nesse formato. De acordo com a última edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 52% dos entrevistados apontaram que a oferta de empregos por projetos temporários aumentou ao longo dos últimos seis meses e 89% consideram que essa experiência gera impactos positivos na carreira, entre eles: adquirir experiência (56%), networking (52%), contato com ferramentas novas (37%) e oportunidade de efetivação (37%).

Projetos especializados são tendência

Embora, teoricamente, projetos especializados por tempo determinado possam surgir em qualquer tipo de empresa e para qualquer profissional, há um perfil predominante quando analisamos a categoria de profissionais qualificados e cargos de liderança, e as empresas e setores envolvidos nessa dinâmica.

As organizações têm buscado preencher vagas principalmente para Controller, Gerente Contábil, Gerente Fiscal, Gerente de Tesouraria, Gerente de Projetos, Diretor de Novos Negócios e Diretor Financeiro. Profissionais com experiência em modelagem financeira, análise de risco e rentabilidade são alguns dos mais procurados.

Em geral, a cada dez novas posições por projetos especializados da área Financeira, por exemplo, uma delas destina-se a nível gerencial.

QUAIS TIPOS DE PROJETOS REQUEREM ESSA ABORDAGEM

Entre os segmentos que mais contratam gestores por projeto estão os de agronegócio, tecnologia, e-commerce, logística, infraestrutura, meios de pagamento e varejo. E as áreas que mais buscam esse perfil de trabalhador são, principalmente, tesouraria, contábil e a estrutura financeira como um todo, seguidas das áreas de projetos e de novos negócios.

DICAS PARA CONTRATAR OU TRABALHAR EM PROJETOS PONTUAIS

Para a contratação com foco em projetos especializados funcionar bem é fundamental que a empresa e o profissional estejam atentos a algumas características envolvidas nessa modalidade.

No caso do profissional, é importante saber que uma oportunidade de liderança por período determinado exigirá dele atributo como:

  • rápida adaptação ao trabalho e a novidades do mercado, já que o retorno esperado pela empresa é imediato;
  • postura dinâmica, flexível e empática, para uma boa gestão da equipe;
  • facilidade de comunicação, inclusive em um segundo idioma;
  • experiência em situações de crise, para atuar bem em qualquer cenário que surja pelo caminho;
  • capacidade de compartilhar conhecimentos, já que o time seguirá com o trabalho após o encerramento do projeto.

Para as organizações, lembro sempre que a contratação de líderes temporários é um investimento. Sendo assim, é fundamental adotar a mesma abordagem de uma contratação permanente, ainda mais se a vaga em questão for para um cargo de liderança.

Averiguar as referências profissionais, entender como se deu a trajetória do candidato, os trabalhos já realizados, os resultados obtidos e o valor agregado a esses projetos, são cuidados essenciais.

Projetos pontuais com foco em profissionais qualificados e líderes são bastante comuns em países desenvolvidos e têm tudo para se expandirem também no mercado de trabalho brasileiro.

Fonte: Portal Contábeis