Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

78% dos brasileiros acreditam que a pandemia expôs uma necessidade urgente de trabalho flexível

Levando em consideração que 67% dos entrevistados acreditam que interromper a carreira ainda é um estigma, LinkedIn lança funcionalidade que permite títulos de pausas para fins pessoais e profissionais

No mês do Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, revela uma pesquisa inédita que destaca a situação do mercado de trabalho em um cenário pós-pandêmico. De acordo com dados levantados pela plataforma, 78% dos profissionais do Brasil afirmam que a pandemia os fez perceber que querem e precisam trabalhar com mais flexibilidade. Cerca de 30% dos entrevistados – entre homens e mulheres – afirmaram, inclusive, terem deixado seus empregos por falta de políticas flexíveis no último ano e quase 40% já consideraram esta possibilidade em algum momento da carreira.

Entre os principais motivos citados pelas pessoas que buscam essas vagas flexíveis estão o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal (49%), maior produtividade (43%), melhora na saúde mental (40%), prosperidade (33%), rápido desenvolvimento de carreira (28%) e o entendimento de que a empresa tem confiança no trabalho que está sendo feito (25%). Cerca de 23% dos respondentes afirmam ainda que este modelo faria com que eles ficassem em um mesmo ambiente de trabalho por mais tempo.

A flexibilidade citada inclui não somente o período da jornada de trabalho, mas também eventuais interrupções que as pessoas possam fazer ao longo de suas trajetórias. Cerca de 79% dos brasileiros acreditam que uma pausa na carreira é importante para entender o que realmente faz sentido tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Entre os principais motivos apontados por quem gostaria de tirar uma pausa por escolha estão viagens (44%), requalificação para um novo emprego (34%), descanso (34%), início do próprio negócio (33%) e cuidado dos filhos (22%).

Ao retornarem ao trabalho após um intervalo como este, os profissionais demonstram preocupação quanto a sua capacidade de se reajustar ao ritmo, não se adaptar (32%), fazer entrevistas de emprego novamente (31%) e até mesmo em ter esquecido como fazer seus trabalhos (27%). Entre as mulheres, 28% citam ainda a ansiedade de terem que deixar seus filhos/família em casa, em comparação com somente 14% dos homens que mostraram ter a mesma preocupação.

Pausas necessárias: conheça a nova funcionalidade do LinkedIn

Mesmo com 67% dos respondentes da pesquisa considerando importante ter uma pausa na carreira, ainda existe um estigma sobre este assunto. Nesse sentido, 44% dos profissionais concordam que ter uma interrupção no currículo torna um(a) candidato(a) menos atraente para gerentes e recrutadores.

No entanto, a pesquisa mostra que, aqueles e aquelas que tiraram um tempo de seus trabalhos, ganharam experiências e outras competências comportamentais que os ajudaram também na vida profissional. Entre elas, estão: paciência (47%), organização (39%), tomada de decisão (36%), comunicação (36%) e resiliência (33%).

Para incentivar as pessoas a compartilharem suas vivências de modo a normalizar carreiras flexíveis, o LinkedIn está lançando uma função que permite que os usuários e usuárias justifiquem suas pausas.

A partir de agora, a plataforma conta com 13 tipos de pausas que podem ser selecionadas: transição de carreira, cuidados parentais, maternidade/paternidade em tempo integral, ano sabático, demissão, saúde e bem-estar, alcance de objetivos pessoais, desenvolvimento pessoal, realocação, trabalho voluntário, aposentadoria e luto.

Ana Claudia Plihal, Executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn, acredita que pausas são necessárias e o trabalho flexível consistente e equitativo deve ser colocado como pauta urgente nas organizações. “Na maioria das vezes, as carreiras não são lineares e acabam sendo impactadas por uma série de fatores externos, o que se comprovou ainda mais com a pandemia. Precisamos normalizar estes momentos para que os profissionais se sintam mais confortáveis em fazer escolhas sem ter medo de como as empresas possam reagir na hora da contratação. Pausas são mais comuns do que se imagina e podem, inclusive, trazer uma série de competências e vivências que vão ajudar na vida profissional. Não é somente a experiência corporativa que deveria contar nestas situações”, afirma Ana.

Para adicionar um título de pausa na carreira, basta entrar no perfil, clicar na sua foto de perfil e em seguida em “Visualizar perfil”. Depois, encontrar o botão “Adicionar Seção” e em seguida “Adicionar Pausa na Carreira”.

LinkedIn Learning

Além da nova funcionalidade das pausas, o LinkedIn Learning – ferramenta de capacitação da plataforma – disponibilizou novos cursos em português, entre eles: Saúde Mental no Trabalho Remoto: Como Manter uma Rotina Saudável, Como Conciliar o Trabalho Remoto com a Vida Familiar em Tempos de Crise, Delegação de tarefas à equipe, Fundamentos de Gestão do tempo e Gestão de Equipes Virtuais. Há ainda cursos voltados à liderança feminina tais como Estratégias Eficazes para o Sucesso Profissional e Como Promover Líderes Inclusivas e Inovadoras. Em inglês, os temas incluem Retorno ao trabalho após licença, Prepare-se para um retorno de sucesso e Negociação de flexibilidade no trabalho.

Os cursos podem ser acessados gratuitamente até junho de 2022.