Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Atenção ao fluxo de caixa é prioridade para empresas que querem crescer

Entrada e saída de dinheiro devem ser acompanhadas de perto, mesmo quando o negócio está em expansão

Todo empresário que abre um novo negócio tem como principal objetivo que a empresa cresça e gere lucro, mas os caminhos, especialmente quando o ponto é a gestão administrativa do negócio, não são os mais fáceis. Dados do Ministério da Economia divulgados em fevereiro apontam que mais de 4 milhões de empresas foram abertas em 2021, sendo que, no mesmo período, 1,4 milhão fecharam suas portas.

Um dos grandes desafios de uma nova companhia é ser financeiramente sustentável nos primeiros anos - mesmo quando está crescendo e prosperando. Nesse momento, onde as entradas e saídas de dinheiro estão em equilíbrio e o fluxo de caixa é positivo, a decisão por expandir os negócios sem o planejamento adequado pode levar a empresa a uma crise e até à falência.

Várias situações podem desequilibrar o fluxo de caixa, e o empresário precisa de atenção para não comprometer a saúde financeira da sua organização. "É comum o empresário ficar tão focado no crescimento do negócio e não perceber os riscos de aumentar os gastos, mesmo com uma possibilidade de retorno financeiro no curto ou médio prazos", afirma Maryelen Denardi, gerente executiva do Banco BS2.

Confira alguns exemplos de medidas de expansão que podem prejudicar as finanças corporativas caso não sejam tomadas com o devido planejamento:

Aumento na produção

A empresa aumenta suas vendas e, consequentemente, precisa produzir mais. Para isso, é necessário adquirir mais insumos, equipamentos ou aumentar a equipe. Sem fôlego para investir por conta própria, ela pode comprometer seus rendimentos e gastar mais do que está ganhando, desequilibrando todo o fluxo de caixa.

Novas contratações

O aumento da equipe é um caminho natural para empresas que estão em crescimento. Mesmo com os avanços tecnológicos, em geral é preciso reforçar o time comercial, especialmente em setores que trabalham com a venda de produtos e serviços. Mas vale lembrar que, ao contratar um novo funcionário, é preciso contabilizar outros custos além do salário, como tributos e benefícios.

Ampliação da oferta de produtos ou serviços

Ter um produto ou serviço sucesso de vendas pode não ser suficiente para manter um negócio. A empresa precisa investir no aumento do mix oferecido para incrementar o portfólio ou conquistar novos clientes. No desenvolvimento de um novo produto há uma série de investimentos, desde a concepção até o início das vendas. Em todo o processo há novos custos envolvidos e o prazo de retorno do investimento pode ser maior que o esperado.

Prazo de recebimento descasado com o de pagamentos

Quando a empresa cresce, é comum vender mais, mas o recebimento pode acontecer em datas diferentes daquelas em que os pagamentos precisam ser feitos. Esse descasamento no calendário das contas a pagar e receber pode deixar a empresa descoberta e o fluxo de caixa negativo.

Segundo Denardi, soluções de crédito podem ser boas saídas para situações de desequilíbrio. Ela ressalta, porém, que "é importante ficar atento às taxas, prazos, condições de pagamento e a jornada pela busca do crédito, para que não seja preciso tirar o foco do principal objetivo, que é crescer e se consolidar no mercado".