Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Liderança: como construir uma equipe de alta performance em três passos

Construir uma equipe de alta performance exige mais do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas com as habilidades certas

Por que algumas equipes têm melhor desempenho do que outras? O que diferencia essas equipes das demais? Equipes de alto desempenho são compostas por pessoas com conhecimentos especializados e habilidades complementares, orientadas com objetivos em comum para alcançarem bons resultados. Juntos, eles colaboram e inovam para produzir trabalhos nos mais altos níveis.

De acordo com Flávia de Sá, diretora de Recursos Humanos da Viasoft , empresa fornecedora de soluções em software de gestão, construir uma equipe de alta performance exige mais do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas com as habilidades certas. Requer um desenvolvimento cuidadoso e o cultivo de características, comportamentos e melhores práticas.

“Por exemplo, o líder precisa ter metas claras vinculadas às prioridades da equipe e da organização; Entender como seu trabalho se encaixa na missão organizacional; Ter funções e responsabilidades definidas; Comunicar com clareza e respeito; Gerenciar o trabalho e prazos com base em prioridades; Confiar e respeitar uns aos outros; Comemorar o sucesso junto e reconhecer as contribuições da equipe; E praticar a aprendizagem e o desenvolvimento contínuos, afinal ninguém nunca sabe demais a ponto de não ter o que aprender ou aperfeiçoar”, diz a executiva.

Entretanto, construir uma equipe de alta performance com todas essas características não acontece da noite para o dia, mas não é uma missão impossível se seguir esses três passos:

Crie um propósito em comum – Para que os colaboradores se sintam conectados a uma equipe, eles precisam de um propósito unificado. É aqui que os objetivos claros e o alinhamento da equipe entram em jogo. Os líderes de equipes de alta performance estão sempre avaliando as prioridades e as metas da equipe para garantir que estejam progredindo e sigam alinhadas à organização. “Mantenha as metas organizacionais como prioridade, comunicando regularmente e conectando essas metas ao trabalho da equipe. Isso ajuda a criar um senso de propósito compartilhado e garante que a equipe esteja se unindo na mesma direção para impulsionar o desempenho”, explica Flávia.

Simplifique a comunicação – As equipes de alto desempenho precisam ser ágeis e focadas, portanto, uma comunicação clara e simplificada é essencial. Mantenha todos na mesma página, estabelecendo processos e expectativas claras. “Por exemplo, as equipes podem usar uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho que possui chat para o envio de mensagens instantâneas e atualizações da equipe, e dentro da mesma plataforma ainda podem contar com um gestor de projetos que permite que líderes e liderados acompanhem o progresso das tarefas e envolvidos”, diz a diretora de RH.

Ter processos de comunicação definidos ajuda a prevenir conflitos e garante que as principais informações sejam compartilhadas com as pessoas certas e que as atribuições e responsabilidades sejam transparentes.

Invista no desenvolvimento dos colaboradores – Se você deseja resultados consistentes, construa uma cultura de aprendizado e aprimoramento contínuo. “As equipes de alta performance são curiosas. Eles fazem perguntas, exploram possibilidades e se adaptam com base no que aprendem”, destaca Flávia. Quando as equipes estão continuamente desenvolvendo seu conhecimento e aprendendo com os erros do passado, elas aumentam a sua eficiência e capacidade inovativa.

Identifique oportunidades de desenvolvimento relevantes que se concentram nas necessidades e prioridades da equipe, bem como nas metas individuais. “Isso ajuda os colaboradores a se sentirem motivados, capacitados e mais bem preparados para fazer seu trabalho. Uma alternativa é realizar PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual) e PDEs (Planos de Desenvolvimento de Equipe)”, conclui Flávia de Sá.